A Wizards of de Coast proibiu a utilização de inteligencia artificial para a criação de artes de seus livros de RPG, após polêmica em que um autor de D&D (GmBen), postou em seu twitter/x evidencias de que o livro Bigby Presents: Glory of the Giants teria artes desenvolvidas por inteligencia artificial .
"Hoje ficamos sabendo que um artista utilizou IA para criar ilustrações do livro Bigby Presents: Glory of the Giants. Trabalhamos com ele desde 2014 e ele dedicou anos de trabalho a livros que todos amamos. Como não sabíamos da escolha de alguns artistas em utilizar IA durante o processo criativo, nós discutimos com ele e ele não usará essa tecnologia em trabalhos futuros da Wizards. Estamos revisando nossos processos e atualizando nossas diretrizes para os artistas, deixando claro que eles não deverão usar tecnología IA como parte do processo criativo para o desenvolvimento das artes de D&D."
O artista Ilya Shkipin confirmou, posteriormente, que utilizou de Inteligência artificial para alguns detalhes das artes, em um post vis Twitter/X.
A discussão sobre o uso da inteligencia artificial vem criando cada vez mais força no ramo dos artistas, em meio a protestos importantes em Hollywood, onde grandes profissionais do cinema lutam contra os trabalhos feitos por IA, a classe dos ilustradores também passam por dificuldades, tendo em vista que seu processo criativo pode ser descartado pela facilidade de se ter várias imagens de acordo com o que deseja em apenas um clique.
Fonte: Nerdbunker
Nathan Garcia Correa
@garcianathanc
Comentários
Postar um comentário